O granito preto é um material bastante versátil, que pode ser usado em diferentes locais, como pisos, bancadas, paredes, escadas e até mesmo churrasqueiras, garantindo a proteção e beleza aos demais elementos de decoração. Nesse sentido, na hora de escolher uma casa e fazer as visitas nos imóveis disponibilizados pela imobiliária, é comum que as pessoas procurem aqueles que já ofereçam esse revestimento.
Contudo, também existem aqueles que preferem fazer algumas mudanças e reformas, a fim de garantir maior personalidade e estilo pessoal. Portanto, se esse é o seu caso, preparamos o post de hoje para explicar mais sobre o granito preto e te ajudar a incluí-lo em seu novo lar. Vamos lá?
O que é o granito preto?
Como falamos, o granito preto é um revestimento, constituído por um ou mais minerais, que pode incluir quartzo, feldspato e até mesmo mica em sua composição. Ele conta com uma grande variedade de tons disponíveis no mercado, garantindo uma boa gama de subtons e desenhos naturais.
Portanto, ele é uma pedra natural, que possui alta resistência e grau de dureza, formada pela solidificação da lava vulcânica. Por isso, é considerada uma rocha magnética e é ideal para a decoração devido à durabilidade, menos suscetibilidade a manchas, fácil limpeza e menos porosidade.
Quais são os tipos de granito preto?
Existem diferentes opções e modelos de granito preto disponíveis no mercado atualmente, encaixando-se nos mais diferentes estilos de decoração e gostos pessoais. Sendo assim, confira abaixo quais são os principais:
Granito preto absoluto
Esse é um dos tipos de granito mais populares atualmente e ele se destaca por sua aparência uniforme. Ou seja, apresenta pequenos grânulos, que tornam a superfície mais homogênea. Consequentemente, é um dos granitos mais caros disponíveis hoje.
Granito preto São Gabriel
O granito preto São Gabriel possui excelente custo-benefício, visto que o valor é mais acessível. No entanto, vale ressaltar que sua granulação é mais aparente e de formato irregular. Sendo assim, é considerado uma opção de aparência com uniformidade média.
Ganito preto Via Láctea
Parecido com o mármore, visualmente falando, o granito Via Láctea preto possui veios brancos espalhados por toda sua extensão, o que garante uma aparência bastante marcante. Mas, justamente por isso, o recomendado é usar esse modelo em projetos mais básicos e com menos detalhes, em que a pedra realmente seja o destaque.
Aracruz
Essa pedra pertence à mesma família que o granito São Gabriel e o Preto Absoluto. Sendo assim, o visual é considerado intermediário quando comparado com os modelos. Ou seja, possui menos grânulos que o primeiro tipo, mas uma aparência mais uniforme que a segunda versão. Contudo, sua desvantagem é que ele não é tão fácil de encontrar.
Indiano
Também é um granito bastante marcante, possuindo veios maiores e desenhos por toda sua extensão. Por mesclar tons de preto e branco, é importante ter um pouco de cuidado na hora de usá-lo na decoração. Afinal, se colocado de maneira incorreta, pode sobrecarregar o visual do espaço.
Diamante Negro
Essa é a versão intermediária entre os granitos São Gabriel e o Preto Absoluto. Ele conta com uma granulação evidente, mas a tonalidade preta sobressai.
Black Star
Por fim, esse tipo de granito também é parecido com o mármore no visual, com veios presentes em toda a pedra, mas não tão claros como no Preto Indiano. Sendo assim, o material é mais discreto, mas com bastante informação visual.
Sendo assim, podemos dizer que o granito preto consegue se adaptar a diferentes gostos, bolsos e estilos de decoração. Por isso, é uma ótima pedida para quem quer um material pouco permeável, resistente e bonito.
Quais são as vantagens do Granito Preto?
A principal vantagem é a cor do granito, considerada neutra e que possibilita diversas formas de combinações com a decoração de ambientes. Além disso, a cor ajuda com o aparecimento de manchas, que é muito mais difícil nesse tipo, garantindo maior durabilidade e conservação ao longo do tempo.
Vale lembrar também que a limpeza da pedra é muito simples e não exige grandes cuidados. Da mesma forma, é possível combiná-la com os mais diferentes estilos de decoração, assim como utilizá-la de várias maneiras em um imóvel.
Para finalizar, o granito preto é mais acessível quando comparado ao mármore, possuindo ótimo custo-benefício.
Onde usar granito preto?
O granito preto pode ser usado de diversas maneiras em uma construção, como em:
- Pisos;
- Paredes;
- Escadas;
- Bancadas;
- Rodapés;
- Tampos de mesa;
- E onde sua criatividade permitir.
Então, agora que você sabe mais sobre o granito preto e como usá-lo em sua decoração, já pode contratar um arquiteto ou designer de interiores. Assim, eles poderão desenvolver um projeto totalmente personalizado, de acordo com seus gostos, necessidades e preferências, garantindo ambientes bonitos, elegantes e extremamente aconchegantes para você e sua família. Afinal, são profissionais especialistas e sabem exatamente o que fazer.
Rafael Odone. Imobiliária em Gramado.