A sala de jantar é um ambiente muito versátil e usado para as mais variadas atividades, como fazer refeições em família, ter reuniões, reunir amigos e família, etc. Contudo, para realmente garantir bons resultados visuais e conforto no ambiente, é importante considerar diversos detalhes e um dos mais importantes é a cadeira da sala de jantar. Inclusive, nossa dica é que mesmo enquanto está terminando de fechar o negócio com a imobiliária para adquirir o novo lar, você já comece a fazer pesquisar sobre as cadeiras.
Entretanto, é fato que não são todas as pessoas que têm facilidade para pesquisar e já comprar as cadeiras certas no primeiro momento. Por isso, pensando em te ajudar nessa fase, preparamos o post de hoje para dar dicas importantes de como escolher as cadeiras da sala de jantar. Vamos lá?
O primeiro passo para escolher as cadeiras da sala de jantar é tirar todas as medidas do ambiente e da mesa, a fim de garantir que sejam adequadas ao espaço. É importante lembrar que a maior parte das mesas possui 70 cm de altura. Sendo assim, o ideal é que as cadeiras tenham cerca de 50 cm de altura, para que as pessoas fiquem acomodadas de forma confortável.
Já em relação à largura das cadeiras, o mínimo é que tenham 40 cm, lembrando de deixar, pelo menos, 10 cm entre uma cadeira e outra e entre a cadeira e as extremidades da mesa. Sendo assim, considere uma área disponível para cada cadeira de 60 cm.
Vale lembrar ainda que as cadeiras não podem impedir a circulação de pessoas no ambiente. Por isso, é importante que fiquem a, pelo menos, 70 cm de distância de outros móveis e paredes.
- Priorize a segurança de todos
Principalmente se você tem crianças em casa ou idosos, a segurança deve ser prioridade. Nesse sentido, evite cadeiras que tenham quinas muito afiadas, optando, portanto, pelos modelos com cantos arredondados. Afinal, se houver algum acidente, as chances de alguém se machucar são bem menores. Além disso, formas curvilíneas promovem sensação de conforto e aconchego.
Além disso, considere ainda as pessoas que irão se sentar nas cadeiras, adquirindo modelos que sejam resistentes e suportem o peso dos indivíduos. Ou seja, se você ou seus familiares são mais pesados, invista em cadeiras reforçadas para evitar acidentes.
- Considere o conforto das cadeiras
Outro ponto imprescindível é o conforto das pessoas enquanto estão das cadeiras. Afinal, muitas vezes as refeições são mais demoradas, especialmente quando recebemos convidados em casa, tornando o momento não apenas para saborear o prato, mas também para conversar sobre todos os assuntos.
Sendo assim, se gosta de realizar refeições mais longas, opte pelas cadeiras estofadas, lembrando apenas de higienizar o tecido com a frequência adequada, a fim de evitar que fique manchado ao longo do tempo. Além disso, modelos com braços também são mais confortáveis, mas devemos lembrar que eles também ocupam mais espaço.
Por fim, não se esqueça de considerar a altura do encosto da cadeira, que deve ultrapassar a altura da mesa, a fim de dar o devido apoio para as costas.
- Avalie o estilo da decoração
Na hora de escolher as cadeiras da sala de jantar, você precisa saber o que considerar. Nesse sentido, recomendamos que você escolha o estilo de decoração de todo o ambiente antes de comprar as cadeiras. Dessa forma, é mais fácil criar harmonia e sofisticação no ambiente.
A boa notícia é que existem vários estilos, como industrial, clássico, minimalista, rústico, vintage, retrô, entre outros, e você com certeza irá encontrar cadeiras que se adequem ao tipo de decoração que escolheu.
Por fim, mas não menos importante, se possível teste as cadeiras antes de fechar a compra. Além de levar sua fita métrica na loja para anotar as medidas e simular sua mesa de jantar, sente-se na cadeira e avalie o conforto que ela promove. Sente-se e levante, fique alguns minutos sentado e garanta a escolha certa para sua sala de jantar.
Então, agora que você sabe o que considerar na hora de escolher as cadeiras da sala de jantar, já sabe como adquirir as suas. Contudo, lembre-se que o planejamento é primordial. Sendo assim, nossa dica é que você primeiro analise o estilo de decoração que deseja para o ambiente, compre a mesa e outros móveis maiores, para somente depois adquirir as cadeiras. Dessa forma, é mais fácil escolher peças que combinem com todo o ambiente, do que comprá-las primeiro e depois combinar tudo com seu estilo.
Além disso, se tiver muitas dúvidas, não deixe de conversar com um profissional especializado, como o designer de interiores. Afinal, como ele possui maior conhecimento e experiência, poderá indicar as melhores cadeiras para sua sala de jantar e criar um ambiente completo, que atenda às suas necessidades e preferências.
Rafael Odone. Imobiliária em Gramado.