Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, a hora da mudança com certeza é a mais esperada. Afinal, é neste momento que o sonho se torna realidade. No entanto, se não tiver um bom planejamento, essa etapa se torna a mais estressante, causando dores de cabeça desnecessárias e grandes problemas, como os móveis não passarem pelas portas ou elevador do condomínio.
Justamente por isso, é importante ter uma boa organização, garantindo que tudo aconteça conforme o esperado. Contudo, sabemos que mudanças não são corriqueiras e muitas pessoas não sabem como colocar em prática. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar 8 dicas de como organizar sua mudança em pouco tempo. Vamos lá?
1. Monte um cronograma
Nossa primeira dica é que você monte um cronograma completo de sua mudança e, se possível, elaborar um esquema no papel para deixar colado na geladeira. Dessa forma, você garante que não irá se esquecer de nenhuma etapa importante. No cronograma, nossa dica é que você faça um tipo de contagem regressiva, incluindo tudo o que precisa ser feito a cada semana ou a cada dia, se preferir. Com isso, a organização será muito mais simples e eficiente.
2. Faça uma limpeza geral
Depois de organizar os dias, é importante fazer uma limpeza geral antes de começar a empacotar seus pertencer. Afinal, você evita levar objetos quebrados ou sem utilidade para seu novo lar, começando a nova fase com o pé direito e muito mais organizada. Por mais que você ache que não tenha muita coisa, temos certeza que irá se surpreender com a quantidade de objetos, roupas e outros pertences que não são utilizados e mesmo assim continuam guardados.
3. Comece pelos itens que não utiliza com frequência
Outra excelente dica para sua mudança é começar pelos cômodos e itens que não utiliza com frequência, como por exemplo o quarto de hóspedes. Assim, você consegue dar andamento à mudança, sem precisar ficar sem algum pertence importante. Da mesma forma, faça isso com suas roupas, empacotando itens contrários da estação atual, assim como peças formais e utilizadas em ocasiões especiais. Por fim, faça uma mala de mão com os pertences mais usados e importantes, garantindo que não irá perder nenhum deles logo na primeira noite na casa em Gramado nova.
4. Tenha o máximo de caixas de papelão com você
Não podemos deixar de lembrar ainda que as caixas de papelão são essenciais em uma mudança de qualidade. Portanto, recolha o máximo de caixas possíveis e dos mais diferentes tamanhos, desde que estejam em bom estado, visto que precisam suportar o peso sem desmontar. Geralmente supermercados e grandes lojas de eletrodomésticos dão as caixas que não serão usadas, sendo uma forma simples e econômica de conseguir o material.
5. Tenha uma lista
Ter uma lista do que precisa ser feito ao longo da mudança é uma ótima pedida para garantir maior organização e que nenhuma etapa importante seja esquecida ao longo do caminho. Você pode fazer listas para diferentes etapas, como um checklist de itens guardados, de coisas que precisam ser feitas na casa nova, dos serviços que devem ser desligados e assim por diante. Temos certeza que assim será muito mais fácil e tranquilo o processo de mudança.
6. Identifique todas as caixas
Um erro muito comum é as pessoas não identificarem as caixas, deixando para abrir tudo de uma vez quando já estiverem no novo lar. No entanto, a identificação de cada caixa irá ajudar significativamente no momento de arrumar seus pertences. Isso porque, o ideal é começar pelos itens que mais utiliza e se não tiver nenhuma identificação, não saberá qual caixa abrir, criando uma bagunça interminável. Então, para isso, use adesivos específicos ou fita crepe.
7. Embale com atenção
É muito importante que os pertences, principalmente os mais frágeis sejam embalados com atenção e cuidado. Isso porque, durante o transporte das caixas, nem tudo será carregado com cuidado, especialmente se não houver identificação. Com isso, você corre o risco de quebrar aquela louça tão especial ou causar algum outro dano irreparável. Sendo assim, utilize plástico bolha, jornais e escreva e identifique que os objetos são frágeis.
8. Tire as medidas da nova casa
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de tirar as medidas do novo lar, principalmente das portas, janelas, elevadores e escadas. Com isso, você garante que seus pertences poderão ser transportados com facilidade com a https://transportadorasdeveiculos.com.br/. Mas, mesmo se encontrar alguma dificuldade, poderá contratar uma equipe especializada em içamentos e não deixar para que isso seja uma surpresa de última hora.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de planejar sua mudança com calma e excelente organização. Dessa forma, conseguirá evitar conflitos e estresses desnecessários, assim como agilizar o processo de mudança. Como consequência, poderá aproveitar sua nova casa por completo e ainda mais rápido.
Rafael Odone. Sua imobiliária em Gramado.