Se você está pensando em fazer um financiamento de apartamento é bom avaliar algumas coisas antes de tomar a sua decisão. Separamos neste post algumas dicas para você não errar na compra.
Sabemos que o financiamento facilita muito o sonho da casa própria, afinal, você paga prestações ao longo de vários anos por um imóvel que algum dia será 100% seu. Entretanto, é preciso avaliar outras questões além da prestação para não transformar o seu sonho em um pesadelo.
Se for financiar um imóvel em Gramado conte com a ajuda de um corretor de imóveis especializado para te auxiliar.
Confira agora algumas coisas que você deve saber antes de financiar um apartamento.
Financiamento de apartamento: fique de olho nas taxas de juros
Saiba que as taxas de juros não mudam só de banco para banco, mas também de acordo com cada pessoa.
Tudo depende do histórico de crédito, renda mensal, estabilidade no emprego e outros fatores que definem o seu perfil de risco que você oferece ao banco.
Por isso, é importante sempre pesquisar e ler nas entrelinhas, pois às vezes o banco que promete oferecer as menores taxas de juros, não oferecem condições especificamente para você.
Obtenha crédito antes mesmo de encontrar o imóvel
Uma forma de facilitar o processo de comprar é entrar com o pedido de financiamento no banco antes de ter encontrado o imóvel que procura.
Caso o seu pedido seja aprovado, você terá uma "carta de crédito" com o dinheiro necessário para fazer financiar o imóvel dos seus sonhos. Isso ajuda para que o processo aconteça mais rapidamente.
O valor da primeira prestação pode ser menor que as demais
Em alguns bancos, o valor da primeira prestação do financiamento pode ser menor que as demais parcelas, com isso, você pode se confundir e achar que aquele valor inicial é fixo.
Ao realizar um financiamento no contrato vem o valor exato de cada prestação, mas não é considerada a variação da TR, com isso você pode ter a primeira prestação bem pequena e as demais bem maiores.
Cabe ressaltar que isso varia de banco para banco, tanto que alguns começam com prestações mais altas e diminuem com o tempo.
Não se esqueça do Custo Efetivo Total (CET)
O Custo Efetivo Total (CET) é algo que você deve levar em consideração, pois ele inclui além das taxas, custos como tarifas e seguros.
Por isso, é importante você ficar de olho na CET de um banco para outro, pois ele que irá determinar o valor final das parcelas.
Avalie a taxa de valorização
Mesmo que você tenha encontrado o imóvel perfeito é importante avaliar a taxa de valorização. Por isso, antes de fechar um financiamento verifique as chances de que aquele imóvel irá se valorizar ao longo dos anos.
Existem empresas especializadas que ajudam a verificar a taxa de valorização. De forma geral, os principais fatores determinantes são: bairro de localização, diferenciais e serviços oferecidos, segurança e infraestrutura do local.
Verifique o valor da entrada
Alguns anos atrás a entrada para comprar um imóvel era de, no mínimo, 30% do valor do imóvel para obter o financiamento. No entanto, agora a grande maioria dos bancos trabalham com a entrada de 10% ou 20% apenas, o que facilita muito a compra.
Porém, isso varia de banco para banco. E, claro, quanto menor a entrada maior a parcela e o tempo de financiamento.
Além disso, a maioria dos bancos permite apenas que até 30% da renda bruta mensal seja comprometida com o financiamento.
A Caixa nem sempre é a melhor opção
Apesar de a Caixa ter sido considerada por muitas vezes como o melhor banco para financiamento devido ao "Minha Casa, Minha Vida", nem sempre ela é a melhor opção para quem adquirir um apartamento.
Embora os juros da Caixa sejam menores que de outros bancos, alguns custos podem ser bem maiores, como por exemplo, seguro e outras taxas.
Hoje até mesmo bancos privados podem oferecer condições mais atraentes que a Caixa, mas para isso é preciso ficar de olho não só na taxa de juros, mas nos outros custos inerentes do processo de financiamento.
Prestações decrescentes é o mais vantajoso
Apesar de muitas pessoas preferirem o financiamento com prestações fixas, o sistema de prestações decrescentes por ser bem mais vantajoso e interessante.
As prestações começam com valores um pouco mais altos, mas vão diminuindo ao longo do tempo. Dessa forma, a sua dívida vai sendo quitada de forma mais rápida.
Conclusão
Agora você já sabe o que fazer para não errar na hora de realizar o financiamento de um apartamento para chamar de seu. Conte com os serviços do corretor de imóveis Marcos Godoy em Balneário Camboriú para lhe ajudar nessa aquisição.
Rafael Odone. Imobiliária em Gramado.