Decidir comprar uma casa é um grande passo para muitas pessoas, sendo essa uma decisão que exige cautela e análise de diversos fatores para garantir a escolha ideal. Afinal, além de analisar sua vida financeira, formas de pagamento e documentação, também é fundamental saber avaliar alguns elementos, principalmente durante as visitas junto à imobiliária. Obviamente, o corretor irá apresentar o imóvel por completo, ajudando você na melhor escolha. Mas, ainda assim, é importante saber um pouco mais sobre o assunto para facilitar e agilizar a compra. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar o que você precisa observar na hora de visitar uma casa para comprar.
1. Avalie a estrutura do imóvel
Um dos pontos mais importantes na hora de avaliar o imóvel é ficar atento em relação à estrutura do bem, sendo que esse é um dos itens mais trabalhosos. Isso porque, esse ponto abrange diversas áreas como instalações elétricas, hidráulicas e alvenaria. Sendo assim, verifique as condições do quadro de distribuição de energia, os interruptores, lâmpadas, registros, torneiras, pias, vazão de água, etc. Além disso, observe se existem trincas e rachaduras nas paredes, cerâmicas soltando, se as janelas e portas abrem normalmente, etc. Para uma análise completa, é possível contratar um arquiteto ou engenheiro para auxiliar no processo.
2. Atente-se para ruídos externos
É importante também observar se você ouve algum tipo de barulho externo durante a visita, como conversas dos vizinhos, música alta, latidos, crianças, entre outros ruídos que podem atrapalhar seu dia a dia. Isso porque, se você é uma pessoa que passa muito tempo em casa ou se incomoda com muitos barulhos, pode ser que esse não seja o imóvel mais adequado para seu perfil. Por outro lado, se você trabalha fora ou não se atenta para barulhos, essa dica pode não ser a mais valiosa para você.
3. Faça visitas em horários diferentes
Outra boa dica e que pode te ajudar a avaliar o tópico anterior é visitar o imóvel, se possível, em diferentes horários de seu dia. Isso porque, dessa forma você pode conhecer como é a região e também a própria estrutura do imóvel. Por exemplo, durante a parte da manhã, sua rua pode ser muito tranquila, enquanto no período da tarde ou noite pode ficar mais agitada. Além disso, você também poderá observar se o local é muito escuro e deserto, o que pode influenciar em sua sensação de segurança durante sua vida naquela casa.
4. Observe a iluminação
A incidência de luz natural em um imóvel é um item muito importante, mas que muitos acabam subestimando. Principalmente se você passa muito tempo em casa, é importante visitar o imóvel em diferentes horários do dia para observar como é a incidência da luz do sol em certos cômodos e como é a intensidade. Enquanto para algumas pessoas basta que o sol ilumine apenas um cômodo específico, para outros isso pode nem ser tão importante, visto que passam o dia todo fora de casa.
Além disso, você também precisa se atentar em relação à quantidade de janelas no imóvel para garantir que ele fique bem iluminado e ventilado. Isso porque, a luz natural promove diversos benefícios para nossa saúde, ajudando inclusive a eliminar mofo, bactérias e fungos.
5. Verifique se o tamanho atende suas necessidades
É importante também analisar o tamanho do imóvel para garantir que ele irá atender suas necessidades e demandas do dia a dia. Sendo assim, além de saber a diferença entre metragem da área útil e de lazer, você também precisa pensar se tem planos para o futuro, como aumentar a família, se casar, adotar algum animal de estimação, entre outros. Sabemos que os imóveis exigem alto investimento e justamente por isso é importante observar se ele poderá ser utilizado a longo prazo e se adequar aos planos e metas que pretende alcançar em sua vida profissional e pessoal.
6. Considere a segurança
Por fim, mas não menos importante, você deve analisar muito bem como é a segurança da casa que pretende comprar. Afinal, sabemos que a violência aumenta cada dia mais em nosso país, sendo necessário ficar atento a todos os detalhes para garantir maior qualidade de vida para sua família. Sendo assim, observe se há policiamento na região, assim como a iluminação e movimentação da rua. Além disso, procure saber como é o índice de violência do bairro para garantir uma escolha mais segura. Mas, principalmente se tiver crianças pequenas, verifique o estado de itens como escadas, janelas e varandas.
Então, agora que você sabe o que observar nas visitas aos imóveis que pretende adquirir, já pode criar uma lista de prioridades para conversas junto à imobiliária. Lembre-se que o intuito desse post é ajudar e agilizar o processo, sendo fundamental que você converse com sua imobiliária para que ela dê todo o suporte necessário na escolha da casa ideal.
Rafael Odone. Imobiliária em Gramado.