A cozinha é o coração e a alma de qualquer casa. É por isso que é tão importante encontrar os móveis ideias para não se arrepender depois. Mas, como escolher a cozinha certa?
A cozinha moderna permite que você crie um espaço que atenda às necessidades individuais do proprietário. Antes de começar a procurar a unidade de cozinha certa, existem algumas questões importantes a considerar:
As instalações precisam de renovação? Em caso afirmativo, deve terminar antes de comprar o móvel. Outra opção ao renovar ou montar uma cozinha são os móveis planejados, as melhores móveis especialmente para você.
Considere detalhadamente a configuração e as dimensões do futuro mobiliário, que não deve ocupar mais de 20% da área da sala.
De quais eletrodomésticos (incluindo os embutidos e pequenos) você precisa e onde eles serão localizados? Tomadas precisam ser movidas?
Quanto espaço você precisa para guardar pratos, alimentos, e outros itens? Pense em como você pode usar funcionalmente o espaço disponível devido aos armários de canto, módulos extraíveis, prateleiras adicionais.
Se o espaço permitir, você pode colocar uma mesa redonda e cadeiras fixas. Em uma pequena cozinha, você pode usar uma mesa dobrável, um balcão, cadeiras dobráveis.
Depois de calculado o orçamento e determinados os desejos gerais para a futura cozinha, pode proceder a um estudo detalhado da disposição e da escolha dos materiais.
Características do layout da cozinha
Na hora de escolher uma cozinha, todos temos uma ideia em mente, um estilo, uma gama de cores. Mas o tamanho da cozinha e o orçamento raramente são expansíveis!
Cozinha em forma de L
O layout em L é conveniente para a divisão funcional do espaço da cozinha, preservando a possibilidade de movimento livre e simultaneamente de duas pessoas.
Cozinha linear
Ideal para espaços estreitos com menos de dois metros de largura e 6-12 metros quadrados no total. Para usar com eficácia o espaço sob a bancada do conjunto de cozinha, você pode colocar eletrodomésticos embutidos.
É melhor organizar os objetos nesta ordem: geladeira, mesa, pia, bancada e fogão. Em cozinhas pequenas, uma mesa de jantar dobrável é montada na parede oposta, liberando espaço útil.
Como escolher uma cozinha certa?
Cozinha de design ultra contemporâneo ou cozinha mais rústica? O estilo da sua cozinha será definido desde o início pelos seus gostos e desejos. Portanto, primeiro escolhemos a estética desejada para facilitar a pesquisa.
Quando se trata de cores, tudo é possível. Podemos brincar com eletrodomésticos para trazer ainda mais design (por exemplo, uma cozinha cinza para o lado contemporâneo, complementada com pequenos eletrodomésticos envernizados de vermelho para o lado moderno e colorido).
Ilhas e cozinhas peninsulares
Este layout pode ser considerado para cozinhas com área de no mínimo 20 metros quadrados. Nas cozinhas tradicionais das ilhas, uma mesa com pia ou fogão é colocada no meio, e nas cozinhas ilhas, um balcão é o centro. Mas, claro, cada proprietário decide por si quais as funções para dotar sua ilha.
O comprimento padrão da ilha é de 120-180 cm. Normalmente, estes são dois ou três módulos de cozinha com 60 cm de largura.
Cozinha de duas filas
Esta é a única maneira de aproveitar ao máximo uma espaço extenso. Adequado para cozinhas com área de pelo menos 9 metros quadrados e largura de pelo menos 2,5 metros. Depois de instalar o móvel da cozinha, a largura da passagem não deve ser inferior a 120 cm.
Uma opção conveniente é colocar o fogão e a pia de um lado da cozinha e a geladeira do lado oposto. Ou, por exemplo, você pode instalar uma geladeira com pia na parede esquerda e um fogão com mesa de corte à direita.
A única desvantagem do layout de duas fileiras é a falta de uma área de jantar bem definida.
Como escolher um material para um conjunto de cozinha
Fachada da cozinha
Os materiais mais populares e baratos para a cozinha hoje são MDF e aglomerado. Ambas as opções permitem que você faça um produto de qualidade que atenda aos padrões ambientais.
Uma vedação especial para a base / pedestal evita que a umidade e a poeira entrem sob os móveis da cozinha.
No entanto, é recomendado o uso de MDF, que podem ser revestidos com plástico, folheado, esmalte, acrílico ou filme de PVC. Este material é relativamente barato, sua estrutura é o mais parecida possível com a madeira natural.
E devido a uma variedade de componentes, o MDF possui propriedades que são importantes para um ambiente de cozinha: boa resistência a fungos e mofo, resistência à umidade, excelente tolerância a altas temperaturas.
As fachadas luminosas chamam a atenção, mas rapidamente ficam cobertas de impressões digitais e requerem manutenção diária.
E então achou as dicas úteis? Não deixe de compartilhar este artigo e conferir no nosso Blog outros conteúdos como este.
Rafael Odone. Imobiliária em Gramado.